A You Connect foi conhecer Spencer Platt, vencedor do concurso World Press Photo.

No dia 8 de Fevereiro de 2007, o fotógrafo Spencer Platt, da Getty Images, estava a caminho de mais um trabalho em Brooklyn, Nova Iorque, quando recebeu uma chamada dos Países Baixos. Uma das suas fotografias, tirada com uma EOS-1D Mark II da Canon, ganhara o primeiro prémio no concurso anual World Press Photo – o mais prestigiado prémio em fotojornalismo.

“Fiquei completamente sem palavras”, diz. “Pessoalmente, não imagino a tensão que pairava sobre o júri para escolher apenas uma imagem como a mais forte de 2006. Foram doze meses extraordinários para a fotografia de imprensa.”

Contudo, foi a surpreendente e original imagem de Spencer Platt que captou a atenção do júri. Tirada na zona sul de Beirute, em Agosto do ano passado, a fotografia mostra um grupo de jovens libaneses muito bem vestidos, a passear-se de descapotável pelas ruas de um bairro totalmente devastado pelos bombardeamentos israelitas. Michelle McNally, júri do concurso World Press, descreveu-a como “ uma fotografia para a qual não nos cansamos de olhar. Tem a complexidade e contradição da vida real, por entre o caos. Esta fotografia faz-nos ver para além do óbvio.”

spacer
					image