1

2

3

4

5

6

Adira à grande angular

Qual é a vantagem de uma objectiva de zoom? Para muitos utilizadores de câmaras, reduz o esforço necessário para captar a imagem. Pode enquadrar uma imagem na perfeição fazendo zoom para trás e para a frente, em vez de se aproximar ou afastar do motivo. Também pode significar que consegue tirar uma fotografia que, de outro modo, nunca poderia captar; por exemplo, se não for possível afastar-se mais do motivo. Mas não é esse o verdadeiro intuito da objectiva de zoom.

7

8

Muito divertido, Fred Pullen

9

10

11

Belo, Dmitriy Bunkov

12

O zoom de uma objectiva altera a respectiva distância focal. Na Digital IXUS 860 IS, por exemplo, a objectiva vai de 4,6mm (grande angular) a 7,3mm (teleobjectiva) – em termos de campo de visão, isto é equivalente a uma objectiva de 28mm a 105mm numa câmara de 35mm de enquadramento total. A distância focal afecta a perspectiva da imagem.

13

14

Canon Digital IXUS 860 IS

15

O que significa isso em retratos? Se programar o zoom para teleobjectiva e mover a câmara de modo a preencher metade do enquadramento com a imagem de um busto, o fundo aparece relativamente perto do motivo. Se fizer o mesmo com a objectiva programada para grande angular, o fundo aparece muito mais afastado. Nesta situação, a vantagem de uma distância focal de grande angular é realçar o motivo principal em relação ao fundo. Dá mais impacto à imagem.

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

Cada artigo Como fazer… contém uma série de conselhos e sugestões especializados sobre uma variedade de tópicos fotográficos. Tudo para o ajudar a tirar o máximo partido da sua câmara.

26

A Galeria

27

Veja as fotografias mais recentes deste mês.

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

Voltar à Home Page