1

2

3

4

5

6

Estabilização da imagem

Há um problema quando se utiliza a programação de teleobjectiva – a câmara vibra. Isso acontece sempre que agarrar na câmara com as mãos. Por mais quieto que esteja, há sempre um movimento quando carrega no obturador. O movimento da câmara durante a exposição faz deslocar a posição da imagem no sensor, dando origem a imagens desfocadas. Se utilizar a grande angular, os efeitos da vibração da câmara são praticamente insignificantes; com distâncias focais superiores, a vibração da câmara mantém-se a mesma, mas o efeito é ampliado.

Se aumentar a velocidade do obturador usada na exposição, reduz a desfocagem – a vibração da câmara tem menos tempo para afectar a imagem. Pode fazê-lo, se aumentar a programação ISO numa câmara digital. Contudo, a maioria das câmaras digitais da Canon oferece uma melhor opção – Estabilização óptica da imagem (IS).

7

8

A dançar no Kanonenkugel, Thomas Kuhn

9

10

11

12

O giroscópio dentro da câmara detecta a amplitude e a direcção do movimento da câmara. Esta informação é enviada para um motor que controla a posição de um elemento ‘flutuante’ na objectiva, elemento esse que compensa o movimento criado pela vibração da câmara. O resultado é uma imagem estacionária no sensor – e sem desfocagem.

A IS da Canon tem o mesmo efeito de utilizar uma velocidade do obturador 2 a 4 vezes mais rápida (dependendo do modelo da câmara). Isso significa que, se precisar de usar uma velocidade do obturador de, digamos, 1/250 segundos para obter uma imagem nítida sem IS, pode utilizar uma velocidade do obturador de 1/60 segundos (2x), 1/30 segundos (3x) ou 1/15 segundos (4x), para obter uma imagem com nitidez semelhante às obtidas com IS.

Para finalizar, convém não esquecer que a IS só corrige o movimento da câmara – não controla o movimento do motivo!

13

14

Focas na Antárctica, Christian Rime

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

Cada artigo Como fazer… contém uma série de conselhos e sugestões especializados sobre uma variedade de tópicos fotográficos. Tudo para o ajudar a tirar o máximo partido da sua câmara.

26

A Galeria

27

Veja as fotografias mais recentes deste mês.

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

Voltar à Home Page